Atenção prefeitos goianos. Participem da pesquisa IEGM 2018

Questionário estará disponível a partir do dia 15.03 e será aplicado exclusivamente de forma eletrônica até o dia 30.04.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) convoca todos os municípios goianos a participarem do Índice de Efetividade de Gestão Municipal – IEGM Brasil, o qual permitirá ao TCMGO avaliar os resultados das políticas públicas desenvolvidas em cada cidade. Os prefeitos deverão, em caráter obrigatório, preencher o questionário referente ao IEGM, disponibilizado, impreterivelmente, a partir do dia 15.03 até 30.04 no Portal do IEGM: www.tcmgo.tc.br/iegm, conforme Instrução Normativa nº 004/2016.

A aplicação do questionário, que colherá dados referentes à gestão de 2017, será realizada exclusivamente de forma eletrônica. O TCMGO disponibilizará um código (token) que será enviado ao e-mail do gestor do Poder Executivo, até o dia 9 de março. A comprovação da resposta do questionário será documento obrigatório para a entrega da prestação de contas do Poder Executivo do 1º semestre de 2018 (art. 4º da IN 004/16). O Tribunal prestará aos jurisdicionados o suporte técnico necessário para o preenchimento do questionário.

As ações executadas pelo TCMGO são a continuidade do trabalho liderado pelo Instituto Rui Barbosa – IRB, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON e instituído pela Rede Nacional de Indicadores Públicos – REDE INDICON. O IEGM é considerado o maior estudo de gestão pública do país e é composto por sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Cronograma de Atividades IEGM – Informações importantes aos jurisdicionados

Atividade

Prazo

Envio de código Token para aos jurisdicionados

Até 09/03/2018

Aplicação do Questionário do IEGM 2018 (dados 2017).

15/03/2018 a 30/04/2018

Validação das respostas dos questionários.

15/05/2018 a 30/06/2018

Divulgação do Resultado

Outubro/2018

AVISO AOS PREFEITOS (AS) DOS MUNICÍPIOS GOIANOS

Dando continuidade ao trabalho liderado pelo Instituto Rui Barbosa – IRB, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCMGO, convoca todos os municípios goianos a participarem do ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL – IEGM BRASIL, instituído pela Rede Nacional de Indicadores Públicos – REDE INDICON, o qual permitirá ao TCMGO, seguindo uma mesma metodologia, avaliar a efetividade e resultados de políticas públicas.

O ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL – IEGM/TCMGO é apurado de forma anual e é composto por sete INDICADORES setoriais do orçamento público, a saber: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas, governança em tecnologia da informação.

Para tanto, deverão os Gestores do Poder Executivo (Prefeitos), em caráter obrigatório, preencher o questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal IEGM/TCMGO, a ser disponibilizado por este Tribunal, no Portal do IEGM www.tcmgo.tc.br/iegm, conforme a Instrução Normativa nº 004/2016.

A aplicação do questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2017 (dados 2016) se dará exclusivamente de forma eletrônica, sendo disponibilizado pelo TCM um código (token) para cada dimensão, o qual será enviado ao e-mail do Gestor do Poder Executivo (e-mail cadastrado na chave eletrônica para a prestação de contas) até o dia 28 de fevereiro de 2017.

O preenchimento do questionário se dará, impreterivelmente, de 1º a 31 de março de 2017 no referido portal. Destacamos que a comprovação da resposta do questionário será documento obrigatório quando da entrega da prestação de contas do Poder Executivo do 1º semestre de 2017 (art. 4º da IN 004/16). O Tribunal prestará aos jurisdicionados o suporte técnico necessário para o preenchimento do questionário. Contamos com a sua participação!

ACESSE AQUI A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2016
http://www.tcmgo.tc.br/portal/instrucoes-normativas/2016

Confira os Resultados do IEGM

Já estão disponíveis para o público em geral os dados sobre a gestão pública nos municípios brasileiros consolidados no Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM). O Índice foi concebido em 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e expandido para os demais Tribunais de Contas com apoio do Instituto Rui Barbosa.

Clique aqui para acessar o portal do IRB (www.irbcontas.org.br) e verificar a média brasileira do IEGM. Também é possível consultar o índice por região, Estado e município. As informações estão disponibilizadas de forma clara e intuitiva, a partir do mapa do Brasil. Para saber os dados dos municípios de Goiás é só clicar em cima do mapa do estado.

Acesse aqui os resultados do IEGM

Questões sobre Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento são indagadas aos gestores municipais e respondidas de forma obrigatória. A partir das respostas dos gestores, então, é construído o índice.

A nota “A” significa que a gestão da cidade alcançou um desempenho “altamente efetivo” e que obteve, pelo menos, 90% da nota máxima. A nota “B+” indica que o desempenho da gestão municipal está na faixa “muito efetiva” e que o seu IEGM está entre 75% e 89,9% da nota máxima. Já a nota “B” indica que a gestão da cidade está na faixa “efetiva”, com IEGM entre 60% e 74,9% da nota máxima.

As notas “C+” e “C” apontam que o desempenho da gestão municipal está na faixa de “em fase de adequação” e na faixa “baixo nível de adequação”. Sendo que a nota “C+” para a faixa “em fase de adequação”, com IEGM entre 50% e 59,9% da nota máxima; e a nota “C” para o desempenho da gestão na faixa “baixo nível de adequação”, com IEGM menor ou igual a 49,9% da nota máxima.

O índice tem como objetivo evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade. Ele apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão. Com isso, o IEGM favorece o Controle Social e contribui para o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória dos tribunais de contas.

Comunicado – Prorrogado prazo para responder pesquisa do IEGM

botão-siteO Tribunal de Contas  dos Municípios do Estado de Goiás comunica aos seus jurisdicionados que o prazo limite para o preenchimento dos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal ( IEGM )foi prorrogado para o dia dez de agosto de 2016.

Comunica, ainda, que a partir do dia 1° de agosto os jurisdicionados que concluíram o preenchimento completo dos sete (7) questionários disponibilizados pelo Tribunal poderão retirar a respectiva Certidão no portal do IEGM no site do Tribunal.

Tribunal de Contas dos Municípios  do Estado de  Goiás

Goiânia, 1º de agosto de 2016.

 

AVISO URGENTE: Prefeitos dos municípios goianos

Dando continuidade ao trabalho liderado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil( ATRICON), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO) convoca os prefeitos(as) dos 246 municípios goianos a participarem do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM Nacional).

Instituído pela Rede Nacional de Indicadores Públicos (REDE INDICON), o IEGM Nacional é considerado o maior estudo de gestão pública do país, o qual permitirá ao TCM GO, seguindo uma mesma metodologia, avaliar a efetividade e resultados de políticas públicas.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCMGO) será apurado de forma anual e será composto por sete indicadores setoriais do orçamento público, a saber:

I. Educação;
II. Saúde;
III. Planejamento;
IV. Gestão Fiscal;
V. Meio Ambiente;
VI. Cidades Protegidas;
VII. Governança em Tecnologia da Informação.

Para tanto, deverão os Gestores do Poder Executivo, em caráter obrigatório, preencher o questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCM GO),  disponibilizado por este Tribunal, no portal do IEG, no endereço: www.tcmgo.tc.br/iegm.

A aplicação do questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal se dará exclusivamente de forma eletrônica, sendo disponibilizado pelo TCM um código eletrônico (token) para cada dimensão, o qual será enviado ao email do Gestor do Poder Executivo (email cadastrado na chave eletrônica para a prestação de contas) até o dia 15 de junho de 2016.

 

Prazo 

O questionário deve ser preenchimento, impreterivelmente, de 16 de junho a 30 de julho de 2016 Portal do IEGM.

Destacamos que a comprovação da resposta do questionário será documento obrigatório quando da entrega da prestação de contas do Poder Executivo do 1º semestre do exercício de 2016 e seguintes. O Tribunal prestará aos jurisdicionados o suporte técnico necessário para o preenchimento do questionário.

Contamos com a sua participação !

 

Tribunal de Contas dos Municípios  do Estado de Goiás 

 

Goiânia, 5 de julho de 2016.

 

TCM GO encaminha código eletrônico de acesso (token) aos Gestores Municipais

Dando prosseguimento às atividades do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM Nacional, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás encaminhará a partir desta quarta-feira, 15 de junho, um código eletrônico de acesso (token) para cada dimensão a ser avaliada, o qual será enviado ao email do Gestor do Poder Executivo (email cadastrado na chave eletrônica para a prestação de contas).

Serão encaminhados sete emails diferentes, um para cada dimensão a ser avaliada, sendo elas:

I. Educação;
II. Saúde;
III. Planejamento;
IV. Gestão Fiscal;
V. Meio Ambiente;
VI. Cidades Protegidas;
VII. Governança em Tecnologia da Informação.

Caso não receba o respectivo email, será disponibilizada no portal do IEGM junto ao site do TCM GO, a possibilidade de recuperação do código de acesso. Para tanto, acesse: http://tcmgo.tc.br/iegm/recuperar-codigo-de-acesso

Lembramos que o preenchimento do questionário se dará, impreterivelmente, de 16 de junho a 30 de julho de 2016 no referido portal. Destacamos que a comprovação da resposta do questionário será documento obrigatório quando da entrega da prestação de contas do Poder Executivo do 1º semestre do exercício de 2016 e seguintes.

Contamos com a sua participação!

TCM GO inicia pesquisa de Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM

Dando continuidade ao trabalho liderado pelo Instituto Rui Barbosa – IRB, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM GO o convoca a participar do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM Nacional, instituído pela Rede Nacional de Indicadores Públicos – REDE INDICON, considerado o maior estudo de gestão pública do país, o qual permitirá ao TCM GO, seguindo uma mesma metodologia, avaliar a efetividade e resultados de políticas públicas.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM/TCMGO será apurado de forma anual e será composto por sete indicadores setoriais do orçamento público, a saber:

I. Educação;
II. Saúde;
III. Planejamento;
IV. Gestão Fiscal;
V. Meio Ambiente;
VI. Cidades Protegidas;
VII. Governança em Tecnologia da Informação.

Para tanto, deverão os Gestores do Poder Executivo, em caráter obrigatório, preencher o questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM/TCMGO, a ser disponibilizado por este Tribunal, no portal do IEGM.

A aplicação do questionário referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal se dará exclusivamente de forma eletrônica, sendo disponibilizado pelo TCM um código eletrônico (token) para cada dimensão, o qual será enviado ao email do Gestor do Poder Executivo (email cadastrado na chave eletrônica para a prestação de contas) até o dia 15 de junho de 2016.

O preenchimento do questionário se dará, impreterivelmente, de 16 de junho a 30 de julho de 2016 no referido portal. Destacamos que a comprovação da resposta do questionário será documento obrigatório quando da entrega da prestação de contas do Poder Executivo do 1º semestre do exercício de 2016 e seguintes. O Tribunal prestará aos jurisdicionados o suporte técnico necessário para o preenchimento do questionário.

Acesse aqui a Instrução Normativa n° 004.2016

Contamos com a sua participação!