Gestão Estratégica TCM-GO

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes” Peter Drucker

MISSÃO

Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade. "

Notícias

Tribunal aprova Plano de Gestão para 2019

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, dando continuidade ao Plano Estratégico 2014-2020, aprovou em janeiro último o Plano de Gestão 2019.

Para o período foram estabelecidas como prioritárias a execução dos objetivos estratégicos nas áreas de Capacitação dos Jurisdicionados e Servidores, Controle Externo, Controle Social, Tecnologia da Informação e Comunicação Institucional.

O Planejamento Estratégico busca convergir os esforços transformando se em ferramenta de comunicação para o alinhamento de pessoas, permitindo a todos compartilhar a Missão, a Visão, os Valores e a Estratégia da organização.

Vale ressaltar que a Missão do TCM é:

Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade.”

Neste aspecto, o atual Plano de Gestão apresenta ênfase nas ações finalísticas do TCM com incansável busca ao cumprimento de seu desiderato constitucional.

 

Acesse:  Plano de Gestão 2019

TCMGO realiza Reunião de Análise Estratégica

O TCM GO com intuito de apresentar os resultados dos projetos referentes ao Plano de Gestão 2018, realizou, no último dia 14 de dezembro, no plenário do Tribunal, Reunião de Análise Estratégica (RAE). O encontro contou com a participação de representantes das diversas áreas que compõem esta Corte de Contas, que abordaram os temas sob suas respectivas pastas.

O conselheiro supervisor do Planejamento Estratégico do TCM GO, Daniel Goulart, ao abrir os trabalhos comentou sobre a evolução do Planejamento Estratégico nos últimos anos e sobre a melhoria da nota do Tribunal em avaliação feita pela ATRICON – Associação os Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Em seguida, a Superintendente da Escolas de Contas Vivian Borim apresentou o Plano de Capacitação, programa que contribui para o alcance do Objetivo Estratégico de Contribuir para o Aprimoramento da Gestão dos Jurisdicionados, mostrou resultados dos Encontros Regionais e outros cursos focados na capacitação dos jurisdicionados. A Sra. Vivian também falou sobre a aproximação com o Jurisdicionados e sobre a importância de ensinar a fazer, comentou sobre os projetos para 2019.

No objetivo de Otimizar as Ações de Controle Externo, o auditor Roberto Coutinho apresentou o programa PNE Aqui, que tem por objetivo capacitar os Municípios para monitorar o Plano Municipal de Educação. O Auditor Thiago Gonçalves apresentou o Programa De Olho nas Escolas, conduzido pela Comissão Especial de Auditorias, mostrou os resultados do programa em 2018 através de números, enfatizou a forma de execução do trabalho, os benefícios do programa para o gestor e a sociedade, enfatizou a qualidade do trabalho do tribunal e que já é possível verificar as mudanças nas escolas visitadas.O Sr. Rubens Custódio Chefe da Assessoria de Informações Estratégicas apresentou o projeto de elaboração dos Manuais de Conformidade Financeira e Operacional suas características e a forma de elaboração. Ainda em consonância com o Objetivo Estratégico de Otimizar as Ações de Controle Externo o Secretário de Contas de Governo Sr. Célio Roberto de Almeida apresentou o Plano Anual de Fiscalização – PAF.

Para atender ao Objetivo Estratégico de Otimizar Soluções de Tecnologia da Informação o Chefe de Divisão da Superintendência de Informática Sr. Paulo Henrique Carneiro Alves falou sobre a implantação do Processo Eletrônico no Tribunal.

Para o alcance do Objetivo Estratégico de Otimizar a Comunicação Institucional do TCMGO o Assessor de Comunicação Social Sr. Silvio José apresentou as Estratégias de comunicação do Tribunal nas esferas de comunicação com a imprensa, com a sociedade, com os jurisdicionados e com o público interno e os projetos para 2019.

E por fim, para atender o Objetivo Estratégico de Implantar a Gestão por Competência o Chefe da Divisão de Recursos Humanos Sr. Marcelo Rocha Coelho apresentou o projeto de implantação da Gestão por Competências.

O Conselheiro Daniel Goulart, supervisor do Planejamento Estratégico do TCMGO, encerrou os trabalhos falando sobre a liberdade que os gestores tiveram para executarem seus projetos, comentou sobre a demanda crescente da sociedade e dos recursos reduzidos. Enfatizou sobre o retorno a sociedade. Falou sobre a importância da motivação aos Jurisdicionados para a discussão mais profunda sobre as questões importantes para seus Municípios. Ratificou, também, sobre a importância da capacitação dos jurisdicionados. Comentou que o Tribunal deve agir de forma criativa e buscar parceiros e focar no estimulo ao Controle Social.

A reunião foi encerrada pela palavra do Presidente do Tribunal Conselheiro Joaquim de Castro que parabenizou os Gestores dos Projetos e a Divisão de Gestão Estratégica e aproveitou o momento para fazer um balanço sobre o que foi realizado em 2018.

Tribunal aprova o Plano de Gestão para 2018

O TCMGO pela necessidade de estabelecer seu posicionamento estratégico  ante os desafios que se descortinarão para o Controle Externo nos próximos anos, preparando o Tribunal para contribuir com a eficiência da Gestão Pública Municipal, em 2014, foi aprovou o Plano Estratégico para o período de 2014-2020. A elaboração do Plano Estratégico teve como base o Método Grumbach, concebido pela empresa Brainstorming, o qual se constitui em uma sistemática de elaboração de Planejamento Estratégico com Visão de Futuro baseada em Cenários Prospectivos.

Em 2017 foi apresentado o Plano de Gestão do TCMGO como instrumento de alinhamento institucional, que tem como função o desdobramento dos objetivos do Planejamento Estratégico, priorizados para o ano corrente, por meio das iniciativas estratégicas, em que se busca concretizá-los. Com o intuito de dar continuidade a Gestão Estratégica do Tribunal foi elaborado o Plano de Gestão de 2018. Com a função de disponibilizar informações tempestivas para o processo de tomada de decisão. Para isso, o planejamento é complementado pelo monitoramento, que cria um fluxo importante de informações sobre os resultados alcançados e colaboram na compreensão dos desafios.