Tamanho da fonte: A A A

Contraste: Libras:

TCMGO utiliza robô para buscar irregularidades em licitações e contratos

Robô faz leitura automatizada dos documentos enviados ao tribunal e aponta indícios de falhas.

A Superintendência de Informática (SINFO) informa que o sistema MESTRA – Mesa de Trabalho, integrante da plataforma COLARE e de uso interno do Tribunal – foi lançado numa apresentação de operação do sistema na Escola de Contas e entregue às áreas do TCMGO no dia 21 de maio de 2019.

O MESTRA é uma solução de tecnologia da informação com alto poder de customização e com alta potência fiscalizatória. O sistema, construído pela área de tecnologia do TCMGO, tem como finalidade principal identificar o nível de risco em licitações e contratos, informados ao Tribunal em sua totalidade, por meio da plataforma COLARE, buscando evidências de forma automatizada, ou seja, robôs que geram alertas.

Além disso, o MESTRA possibilita a organização do fluxo de trabalho pré-processual dentro das Secretarias de Controle Externo.

Para a construção do sistema, a SINFO buscou  integração com as Secretarias de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Licitações e Contratos, Superintendência de Gestão Técnica e Assessoria de Pesquisas e Informações Estratégicas, que estiveram envolvidas em reuniões para discussões sobre os requisitos implementados no sistema e demonstração da evolução dos trabalhos.

Com o lançamento do MESTRA, a SINFO conclui o ciclo de desenvolvimento de novas soluções para a fiscalização de licitações e contratos, iniciado em março de 2017 (ver PETI TCMGO 2017-2020), o qual já inclui o sistema Passaporte – disponibilizado em agosto de 2018 – e a plataforma Colare – disponibilizada em janeiro de 2019. Agora o MESTRA – Licitações e Contratos passa para o estágio de manutenção e evolução, com a implantação de melhorias que deverão ser demandadas e planejadas.

As próximas etapas incluem a expansão de domínio dos dados recebidos e verificados por essas ferramentas, além da incorporação de inteligência artificial na tarefa de fiscalização.

A seguir fotos da apresentação do dia 21 de maio.