Tamanho da fonte: A A A

Contraste: Libras:

CNPTC : TCs não podem se dissociar da crise provocada pelo coronavírus

Presidente Joaquim de Castro participou de episódio da série “Sobre Controle”, produzida pelo TCE-GO.

O presidente do CNPTC e do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, foi um dos convidados do quinto episódio da série de podcast produzida pelo TCE-GO. A série, chamada Sobre Controle, tratou da crise do coronavírus.

O episódio “O que muda no Controle Externo com a crise da COVID-19” já está disponível no Spotfy.

Joaquim de Castro falou da atuação dos tribunais de contas neste momento de crise, provocada pelo coronavírus.

“Os tribunais de contas estão de braços dados com os governos estaduais e com os municípios, para que nós possamos, juntos, colher as melhores alternativas. Nesse momento, o que a gente pede é muita transparência do gestor, que ele informe constantemente à comunidade o que está sendo feito”.

O presidente do CNPTC / TCMGO acrescentou que os tribunais de contas não podem se dissociar do que está acontecendo e assegurou que as consequências da pandemia serão levadas em consideração na apreciação das contas.

“Vamos levar tudo isso em consideração: o momento em que aquela despesa foi feita e de que forma ela foi feita”, disse. Para finalizar sua participação, ele garantiu que as fiscalizações continuarão sendo realizadas e que este momento ímpar aumenta a responsabilidade e traz grandes desafios.

SC
Marcelo Brognoli, diretor-geral de Controle Externo do TCE de Santa Catarina, falou da formação de uma equipe de compras emergenciais do governo daquele Estado. Foi criada uma força tarefa garantir que as compras para a área de saúde, como máscaras, luvas e respiradores sejam feitas dentro da legalidade e com preços justos.

AM
Jorge Guedes, secretário-geral de Controle Externo do TCE do Amazonas, destacou a criação de um comitê gestor para acompanhar a aplicação de recursos estaduais e municipais no combate ao coronavírus.

TCE-GO
Vitor Gobato, secretário de Controle Externo do TCE de Goiás destacou como a pandemia aumenta as responsabilidades dos TCs com grandes desafios para os órgãos de controle.
O episódio completo pode ser ouvido em:

https://open.spotify.com/episode/4Kcwlw3RCgPPMRUG2U8iMX?si=W3wAGPjCSlGmoIWRrj0iQQ
Com informações do TCE-GO