Tamanho da fonte: A A A

Contraste: Libras:

Comissão Especial de Auditoria realiza teste-piloto dos instrumentos de coleta de dados da auditoria operacional em curso na Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle (STFC) de Aparecida de Goiânia.

Auditores realizam teste-piloto em órgão central de controle interno de município goiano e inovam a fase de execução da auditoria.

A Comissão Especial de Auditoria (CEA), responsável pela condução da auditoria operacional junto à Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle (STFC) de Aparecida de Goiânia, realiza de 27/05/2020 a 02/06/2020 teste-piloto junto a um órgão central de controle interno de município goiano, para avaliar a lógica dos questionários eletrônicos, bem como a pertinência e clareza das perguntas formuladas. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados e ajustados após a sugestão de especialistas sobre a matriz de planejamento. Importante destacar que os critérios normativos e as boas práticas que integram a matriz de planejamento foram devidamente validados pelos gestores da STFC.

O objetivo desse teste-piloto é garantir que, na fase de execução da auditoria, sejam obtidas informações relevantes e suficientes para responder às questões de auditoria, garantindo-se a consistência e a convergência das premissas iniciais acerca do funcionamento do objeto auditado, e a qualidade e confiabilidade dos dados e informações.

Após essa etapa, a Comissão fará os ajustes necessários nos instrumentos de coleta de dados e finalizará o planejamento para, em seguida, iniciar a execução junto ao Órgão Central de Controle Interno de Aparecida de Goiânia. O TCMGO inova nessa fase de execução, pois devido ao isolamento e distanciamento social decorrentes da COVID-19, as entrevistas, inicialmente programadas para ocorrerem presencialmente, serão feitas mediante formulários eletrônicos do Google Forms. A iniciativa possibilita o andamento normal dos trabalhos de auditoria, além da economia de gastos com diárias e outras despesas que seriam necessárias para visitar o município auditado.